Conectate con nosotros

Notas

Com 30 execuções em 2018, guerra pelo tráfico na fronteira de MS com o Paraguai assusta moradores

Publicado

en

Execuções acontecem em bairros residenciais e não só na fronteira.

18/12/2018 12h40 – G1MS

Execuções vem acontecendo em bairros residenciais e à luz do dia em Pedro Juan, fronteira com Ponta Porã (MS). — Foto: Alysson Maruyama/TV Morena

Execuções vem acontecendo em bairros residenciais e à luz do dia em Pedro Juan, fronteira com Ponta Porã (MS). — Foto: Alysson Maruyama/TV Morena

Com cerca de 30 mortes registradas neste ano na fronteira com o Paraguai, entre Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero (Paraguai), a polícia já traçou um cenário das execuções: são bairros residenciais, com movimentação grande de pessoas, em que o risco de atingir inocentes é iminente.

«A gente compara a fronteira de Ponta Porã com o morro carioca, em que muitas vezes dominado por uma facção criminosa e, quando há a execução do lider dessa facção ou quando há disputa entre outras facções pelo território, para poder fazer seus negócios, ocorre uma gama de execuções à luz do dia, causando temor em todas comunidades envolvidas», afirmou o superintendente da Polícia Federal (PF), Luciano Flores.

Na maioria dos casos, as vítimas caem em emboscadas, surpreendidas por suspeitos com armas de grosso calibre, segundo a polícia. Muitos utilizam carros blindados e, como o sobrinho de Jarvis Pavão, que sofreu tentativa de atentado na última semana, utilizam carros e conseguem escapar ilesos. A caminhonete em que ele estava com mais 3 pessoas na cidade de Pedro Juan foi alvejada com mais de 50 tiros. Uma mulher e uma criança que passavam pelo local ficaram feridas com tiros de raspão.

A advogada de Jarvis, Laura Casuso, foi executada no mês de novembro, também em Pedro Juan. Só entre 13 e 20 de outubro, foram 12 execuções na cidade.

Segundo o promotor do Ministério Público do Paraguai, brasileiros também estariam envolvidos na disputa pelo domínio do tráfico na região, e são maioria entre as mortes registradas:

«Estamos vendo muitos cidadãos brasileiros que vivem aqui e que estão ligados a este tipo de crime e terminam sendo executados ou cometendo homicidios ou refugiando aqui em Pedro Juan ou Ponta Porã, comentou o promotor Armando Cantero Fassino.

«Luta que tem muito chão pela frente»

Na fronteira, os moradores de cidades que se destacam pela força da economia, gerando empregos no comércio e com agronegócio e culturas fortes, agora vivem assustados com a disputa pelo tráfico de drogas «escancarado», segundo a polícia, que enfrenta dificuldades para impedir uma rotina de mortes.

«Você tem medo assim, de você sair na rua e, de repente, por causa de algumas pessoas que devem, você acabar perdendo a sua própria vida», comentou um dos moradores.

No caso das últimas 3 mortes, na semana anterior, os casos ocorreram com brutalidade e durante o dia. Um empresário, um tatuador e um homem de 28 anos, que veio de Santa Catarina foram mortos em bairros residenciais.

Para a PF, mesmo com operações de combate ao crime organizado no local, acabar com a situação ainda é um desafio para autoridades dos dois países. «É uma luta que ainda tem muito chão pela frente. Não é fácil, com o número de policiais que tem hoje na fronteira, combater esse tipo de crime e esses tipos de organizações criminosas», afirma.

Para o promotor paraguaio Armando Cantero, quem paga pela disputa do controle do tráfico, é a população dos dois países:

«Hoje em dia esses crimes estão gerando um perigo para a sociedade, já que são os danos colaterais que se podem ir se dando em relação à pessoas que não têm vínculos com esses bandidos», finaliza.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Más popular