Conectate con nosotros

Internacionales

Coronavírus: 16% dos doentes só manifestam sintomas gastrointestinais

Publicado

en

Os sintomas mais comuns referentes ao sistema digestivo e associados à infeção pelo novo coronavírus incluem náuseas, falta de apetite, diarreia, vômitos e dor abdominal.

Os dados apurados foram inicialmente divulgados na revista científica Abdominal Radiology.

Segundo a pesquisa, náuseas, falta de apetite, diarreia, vômitos e dor abdominal são os principais elementos associados a esses sintomas gastrointestinais.

«Há uma quantidade crescente de literatura que aponta que a sintomatologia abdominal é um indicador comum deCovid-19», afirma Mitch Wilson, radiologista e professor clínico da Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade de Alberta.

Os pesquisadores salientam que os radiologistas abdominais têm consequentemente de permanecer em estado de alerta.

A meta-análise sugere ainda o que esses profissionais de saúde devem procurar durante a realização dos exames, nomeadamente a inflamação do intestino delgado e grosso, ar no interior da parede intestinal (pneumatose) e perfuração intestinal (pneumoperitônio). Estes sintomas considerados raros, podem ser um indicador de casos graves e avançados da Covid-19.

«Podem ser de uma variedade de causas potenciais. Mas uma dessas causas potenciais é a infecção do vírus e, num ambiente onde a Covid-19 é bastante prevalecente, é algo a considerar e levantar como uma possibilidade para o médico de referência», conclui Wilson.

Sigue leyendo
Anuncio

Más popular