Conectate con nosotros

Notas

Cinco hábitos que acrescentam 10 anos à esperança média de vida

Publicado

en

A maioria dos indivíduos sabe que, se adotar novos hábitos, pode levar uma vida mais saudável e, assim, como consequência viver mais e melhor

Cinco hábitos que acrescentam 10 anos à esperança média de vida

© DR

HÁ 6 HORAS POR NOTÍCIAS AO MINUTO

LIFESTYLE VIVER PARA SEMPRE?

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, examinou os dados de 123 mil voluntários, com historiais médicos que abrangeram 34 anos, e chegaram à conclusão de que sim, da maneira ‘certa’ é possível ganhar mais de uma década de vida.

Para chegar ao resultado, os acadêmicos mediram o impacto que determinados comportamentos podem ter sobre a expectativa de vida ou contribuir para o risco de morte prematura. Os resultados são surpreendentes.

Os especialistas confirmaram que certos hábitos têm um «impacto enorme» na longevidade, segundo descreveu Maeir Stampfer, coautor do estudo e professor de Epidemiologia e Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard.

Ainda que a pesquisa esteja limitada aos EUA, Stampfer diz que os resultados se aplicam a grande parte da população ocidental. Os dados foram publicados inicialmente na revista especializada Circulation. 

Os cinco hábitos identificados para a longevidade são:

1. Não fumar;

2. Manter um peso saudável, com um Índice de Massa Corporal (peso dividido pela altura ao quadrado) entre 18,5 e 25;

3. Praticar exercício físico moderado por pelo menos 30 minutos ao dia;

4. Consumir bebidas alcoólicas apenas moderadamente – não mais do que um copo de vinho com 150ml por dia;

5. Ingerir uma alimentação variada e equilibrada, com pouca gordura saturada, carne vermelha e açúcar.

Comparativamente a pessoas que não seguem esses hábitos saudáveis, as mulheres adultas têm uma esperança de vida maior de 14 anos; os e homens, de 12 anos.

Os pesquisadores compararam os anos de esperança de vida dos voluntários com 50 anos de idade. Em média uma mulher de 50 anos que não segue nenhum dos cinco hábitos saudáveis mencionados pode viver mais 29 anos. Vivendo até aos 79 anos.

Em contrapartida, uma mulher de 50 que não fuma, mantém um peso considerado saudável, faz exercícios moderados diariamente, bebe pouco e tem uma alimentação equilibrada pode atingir os 93 anos.

A mesma projeção para os homens de 50 anos indica que os que não seguem os cinco hábitos vão viver até aos 76 anos, enquanto os demais chegam aos 88 anos.

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Más popular