Conectate con nosotros

Notas

Mato Grosso do Sul inicia a colheita da safrinha de milho

Publicado

en

Alguns produtores rurais de Mato Grosso do Sul já iniciaram a colheita do milho safrinha. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (16) ao Agrodebate pelo analista em agricultura do Sistema Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Famasul), Leonardo Carlotto Portalete.
milho2
Segundo Portalete, as áreas que estão sendo colhidas são pequenas e estão localizadas em pouco municípios, como Caarapó, Fátima do Sul e Dourados, representando ainda menos de 1% dos 1,461 milhão de hectares cultivados com cereal nesta safrinha.

Ele explicou que o milho que já está sendo colhido é de variedades precoces, que têm ciclo mais curto, de 90 a 100 dias, entre o plantio e a colheita. “Mesmo o milho que está sendo colhido sofreu atrasos por escassez de chuva”, comenta.

O analista do Sistema Famasul aponta que a maior parte da produção da safrinha do estado deve ser colhida a partir da segunda quinzena de julho, com os trabalhos sendo encerrados provavelmente no fim de agosto.

“O atraso ocorreu pela falta de chuva em algumas regiões e o excesso em outras, entre os meses de fevereiro e março, quando ocorre o plantio”, detalha.

Portalete diz que as projeções indicam que o estado deve colher neste ciclo cerca de 7,4 milhões de toneladas de milho na safrinha e que a capacidade de armazenagem sul-mato-grossense deve ser suficiente para atender a demanda de estocagem do cereal.

“O estado tem entre 7,8 milhões e 8 milhões de toneladas de capacidade de armazenagem estática. Como grande parte da soja colhida nesta safra já foi vendida, os armazéns terão condições de receber sem problemas a produção de milho.

Pode ocorrer algum problema no fim da colheita da próxima safra de soja (2014/2015), se os preços do milho não estiverem em um bom patamar de remuneração e o produtor resolver segurar o produto, mas isso vai depender muito das condições de mercado”, conclui. (Agrodebate)

Sigue leyendo
Anuncio
Anuncio
Anuncio

Recientes

Facebook

Más popular