Conectate con nosotros

Notas

Prepare-se! Dólar pode chegar a R$ 3,20 em 2015

Publicado

en

Nehme afirma que o Brasil é um país frágil no contexto do mercado internacional e que o governo, apesar de usar como “escudo” que o país tem reservas cambiais de 373,4 bilhões de reais, não conseguirá conter a pressão. Ele acrescenta que os programas de swaps não conseguirão conter a alta do dólar.

“A Rússia, que depois de ter ‘controlado o incêndio’ em torno do rublo com queima de reservas efetivas em dólares, ainda tem mais reservas cambiais do que o Brasil”, disse.

O economista ressalta ainda que o preço do barril de petróleo continuará a pressionar a alta do dólar. A perspectiva é de que o preço do Brasil chegue em 40 dólares o barril. “Mas ninguém descarta que pode-se chegar ao patamar de 30 dólares – valor próximo ao visto na recessão em 2008”, completa Nehme.

Por fim, ele destaca que o pouco entusiasmo que existia com a nova equipe econômica já não existe mais, após o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, ter de voltar atrás após afirmar que o governo mudaria a regra de reajuste para o salário mínimo a partir de 2016.

“Ficou bem claro que a liberdade da equipe não será conforme o esperado. O cenário é muito complicado e o governo tem dogmas ideológicos dos quais não se pode ir contra”, finalizou.

De acordo com o boletim Focus divulgado hoje pelo Banco Central, para o término de 2015, a previsão dos analistas para a taxa de câmbio ficou em 2,75 reais.

REVISTA EXAME

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Más popular