Conectate con nosotros

Notas

Foco de constante tensão, fronteira com o Paraguai é alvo de ação do DOF

Publicado

en

Operação Saturação segue por tempo indeterminado e conta com reforço da PM e helicóptero; onda de violência tomou a região de Paranhos.

Ação em municípios na fronteira com o Paraguai não tem data para terminar e ocorre em meio a aumento da tensão por conta da ação de criminosos. (Foto: DOF/Divulgação)

O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) deflagrou nesta sexta-feira (28) a operação Saturação em trecho da faixa de fronteira com o Paraguai que abrange os municípios de Coronel Sapucaia, Paranhos e Sete Quedas. A ação ocorre ao mesmo tempoem que a violência atribuída a uma disputa entre grupos de traficantes têm causado medo em moradores nas localidades dos lados brasileiro e paraguaio da fronteira, principalmente no entorno de Sete Quedas.

Anunciada como uma grande ação, que conta com suporte de helicóptero da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), a Saturação ocorrerá por tempoindeterminado, segundo o coronel PM Kleber Haddad Lane, comandante do DOF. Equipes da Polícia Militar dos três municípios também são suporte às ações.

Conforme o DOF, a operação visa a combater crimes transfronteiriços, como o contrabando de armas e munições e o tráfico de drogas, bem como recuperar veículos objetos de roubos e furtos (comumente usados para o transporte de produtos ilícitos), cumprir mandados de prisão e reforçar o policiamento e bloqueios para fiscalização em estradas estaduais e vicinais.

A região de fronteira viveu novos momentos de ebulição nos últimos dias, principalmente na comunidade paraguaia de Ypejhú, vizinha a Paranhos. Em 19 de dezembro, mais de 30 bandidos armados promoveram um ataque com explosivos à mansão e a uma loja de veículos em busca de Diego Zacarias Alderete Peralta, apontado como chefe local do tráfico.

No mesmo dia, um comerciante brasileiro teve a casa invadida por bandidos. Emiliano Fernandes foi espancado e ameaçado de morte caso não fizesse um pagamento de US$ 200 mil até o início de 2019. Autoridades paraguaias se deslocaram para a região a fim de tentar apaziguar a região do outro lado da fronteira. O jornal ABC Color cita o brasileiro Sérgio de Arruda Quintiliano Neto, 32, o Minotauro, como mandante de ação para tentar controlar o crime organizado.

Na noite de quinta-feira (27), também em Paranhos, um tiroteio deixou um traficante ferido e resultou na apreensão de um Toyota Corolla roubado no início do ano em Curitiba (PR). Equipes do DOF patrulhavam a região e foram acionadas por moradores, que informaram sobre a troca de tiros. O veículo foi localizado com marcas de disparos, vidros quebrados e portas destravadas, além de marcas de sangue.


O condutor, de 19 anos, disse ter sido fechado pelos ocupantes de uma caminhonete, que efetuaram os disparos. Ele revelou que pegou o veículo em Itaquiraí com um amigo e seguiu para Paranhos, onde carregaria o automóvel com drogas. CGNEWS

Sigue leyendo
Anuncio Disponible

Más popular